O Governador João Doria e o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, inauguraram nesta quinta-feira (19) o Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) com sede em Piracicaba, que vai atender 52 cidades da região e segue o padrão do policiamento de Choque e da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar). É o sexto grupamento de elite da PM entregue pela atual gestão estadual em 2019. Na terça-feira (17), foi inaugurado o batalhão em Ribeirão Preto.

Policiais Baep durante formatura/Foto Sergio Evangelista

“A melhor polícia militar do Brasil é a Polícia Militar do estado de São Paulo. Historicamente a mais preparada e bem treinada. Uma conquista que não é deste governo, e sim dos últimos 50 anos da PM de São Paulo”, disse Doria. “Até o final do nosso mandato, nós teremos 17 Baeps atendendo a todas o interior, regiões metropolitanas e litoral. Nosso governo cumpre o dever e o compromisso assumido com a população de São Paulo”, acrescentou.

Anunciado em agosto deste ano, o novo Baep passa a funcionar em um prédio alugado pelo Estado, por um valor mensal de R$ 18 mil. Para receber a unidade, o imóvel, que possui um terreno de 10 mil metros quadrados e 1,3 mil metros quadrados de área construída, passou por adequações custeadas pelo proprietário.

O local conta com salas para reuniões, almoxarifado e armazenamento de equipamentos, cinco alojamentos com banheiros, um vestiário, salas de aula, de musculação e administrativas, cozinha, banheiros externos, pátio interno e amplo estacionamento.

Com um efetivo que ultrapassa 200 policiais e 30 viaturas, o Baep de Piracicaba contará com três grupos de canil, distribuídos entre a cidade-sede e os municípios de Rio Claro e Sumaré. A inauguração eleva para 11 o número de Baeps em funcionamento no Estado.

Fotos /Sergio Evangelista

“Piracicaba e os mais de 50 municípios da região ganham hoje um presente. Recebem um batalhão treinado por policiais especiais para que tenham esse meio. Ou seja, não precisamos mais ter a preocupação de deslocar tropas de choque de São Paulo para reforçar o interior porque ele já o tem”, destacou o Secretário.

As outras unidades especializadas estão em operação nas cidades de Campinas, Santos, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Barueri e Ribeirão Preto, além das unidades nas zonas leste e central da capital.

Fonte: Assessoria Governo do Estado de São Paulo.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.