Foto: Prefeitura de Nova Odessa

Nesta quinta-feira (17), os municípios de Nova Odessa e Santa Bárbara D’Oeste, garantiram a certificação do “Município VerdeAzul”, programa do Governo do Estado que reconhece as gestões que caminham em direção do desenvolvimento sustentável.

Nova Odessa foi contemplada pela sexta vez em uma cerimônia online, que qualificou o “Paraíso do Verde”, como uma das 100 cidades dos 645 municípios paulistas, que direcionou políticas públicas com eficiência na gestão ambiental.

De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o município subiu uma colocação no ranking em comparação do ano passado, sendo a 71ª cidade mais sustentável do estado, com uma pontuação de 84,06.

Em Santa Bárbara D’oeste, a avaliação também foi muito expressiva, pois o município atingiu a pontuação de 87,97. Com isso, a cidade barbarense atingiu a colocação de 45ª cidade paulista que mais priorizou o desenvolvimento sustentável.

Já em Americana, a princesa tecelã subiu no ranking, ficando em 33ª com 88,93 pontos – a cidade mais bem avaliada da região.

As cidades condecoradas praticaram ao menos, 85 tarefas divididas em dez diretrizes da agenda ambiental como: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.