Bloqueio policial na Avenida Brasil, em Americana (SP) — Foto: Polícia Militar

Nesta sexta-feira (15) o 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior, celebra 45 anos de existência. Em comemoração, a corporação realizará durante o dia a operação “Happy Birthday”, visando trazer mais segurança nos principais pontos de todas as cidades pertencentes a área do batalhão, por 24h sem interrupções.

Em nota, o comandante Major Eurípedes Mota Furtado enalteceu os trabalhos desenvolvidos e explicou sobre a ação praticada pelos policiais desde a zero hora.

“O Décimo Nono Batalhão de Polícia Militar do Interior foi criado em 15 de dezembro de 1975, pelo Decreto Estadual nº 7.289 e inaugurado em 15 de janeiro de 1976.

Hoje, 15 de janeiro de 2021, comemoramos 45 anos de serviços dedicados a proteger os cidadãos de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Cosmópolis, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho. São homens e mulheres que trabalham diuturnamente para garantir a segurança e a paz social para mais de meio milhão de habitantes, segundo o último senso do IBGE de 2010.

Estamos compromissados com a defesa da vida, com a integridade física e com a dignidade da pessoa humana. Trabalhamos alinhados com a filosofia de Polícia Comunitária, que busca a sinergia entre a polícia e a sociedade nas ações de combate ao crime e sua prevenção; com a proteção incondicional dos Direitos Humanos e com a Gestão pela Qualidade.

A operação Happy Birthday terá início à zero hora do dia 15, será desencadeada em todas as cidades da área do Batalhão e transcorrerá durante 24 horas ininterruptas para comemorarmos os 45 anos do 19º BPM/I. Meios humanos e materiais, operacionais e administrativos, serão empregados em pontos estratégicos da área com restrição de vias, saturação e bloqueios policiais.

A Força Tática e as Rondas Ostensivas com Motocicletas, ROCAM, também estarão empenhados na operação. Contaremos ainda com o apoio do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia – BAEP e com o apoio do helicóptero Águia em vários sobrevoos durante o dia”.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.