(Foto: Prefeitura Municipal de Nova Odessa)

Uma reunião no final da última semana dos Núcleos Internos de Planejamento e Combate ao Coronavírus, das Secretarias Municipais de Saúde e Educação da Prefeitura de Nova Odessa, decidiu pela suspensão do início das aulas presenciais na Rede Municipal, que estava prevista para o próximo dia 08 de março.

Foi levado em conta pelo grupo de trabalho, principalmente, o agravamento da pandemia de Covid-19 no Estado, Brasil de forma geral e a necessidade de manter a segurança de alunos, familiares e equipe das creches, pré-escolas e escolas municipais.

O objetivo dos núcleos também é preparar a Rede Municipal de Saúde para fazer frente ao aumento de casos positivos e vacinação contra a Covid-19, além de preparar a Rede Municipal de Educação para a retomada segura das aulas presenciais, quando isto for possível, incrementando a capacidade e as condições da equipe pedagógica, de manter aulas online enquanto for necessário – entre outras ações de cada pasta.

“Em função da gravidade que a pandemia voltou a ter nas últimas semanas, foi deliberado pelos Núcleos o adiamento do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal, como estão fazendo praticamente todas as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Queremos garantir que, quando voltarmos, seja um retorno seguro para todos. A taxa de contaminação e transmissão do vírus voltou a subir na nossa região e, como o prefeito Leitinho sempre aponta, nossa prioridade é a preservação da vida em primeiro lugar”, justificou o secretário de Educação de Nova Odessa, José Jorge Teixeira.

Segundo o educador – que é diretor de escola concursado na Rede Municipal –, a nova previsão de retorno gradual das aulas presenciais no município é para o dia 05 de abril, dependendo novamente de uma reavaliação constante da situação da pandemia. Quando as aulas presenciais forem retomadas, será num sistema híbrido, com parte dos alunos em sala e parte em casa, acompanhando pela internet, com escalonamento de estudantes em grupos e dias alternados e horários reduzidos.

“Até lá, continuaremos com aulas apenas no modo remoto, até podermos evoluir para um sistema híbrido, com o apoio de apostilas e apoio da tecnologia para poder conectar professor e alunos. Semanalmente, estaremos reavaliando como está o avanço da epidemia de Covid-19, para sempre tomarmos a melhor decisão”, completou o secretário.

A Rede Municipal novaodessense, mantida pela Prefeitura, possui 25 unidades, entre creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental I, e conta com 55 diretores e especialistas, 400 professores, 200 integrantes nas equipes de apoio e atende a cerca de 5,6 mil alunos com idades de até dez anos.

Fonte: Prefeitura de Nova Odessa

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.