Embaixatrizes da 31ª Festa das Nações, ocorrida em 2018 — Foto: Tathiana Zacharias

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, e representantes de sete entidades assistenciais da cidade, anunciaram nesta segunda-feira (30), em uma reunião no Paço Municipal, a retomada da tradicional Festa das Nações de Nova Odessa no próximo mês de outubro, após dois anos “fora do ar”, em função da pandemia de Covid-19.

A mais recente edição da festa, ainda presencial, ocorreu em 2019. Já a edição de 2021 vai trazer um novo formato: compras online dos pratos típicos, com retirada via “drive-thru”.

O formato foi apresentado pelas Diretorias de Cultura e de Comunicação da Prefeitura, e vai funcionar assim: a partir de um novo site criado especialmente para divulgar a Festa, o público poderá comprar seus pratos típicos preferidos de cada “país”, representado por uma entidade e então retirar esse prato numa data determinada na própria sede da ONG participante.

PREPARAÇÃO

A 33ª edição da Festa começará no dia 09 de outubro e cada uma das 7 entidades participantes apresentarão uma culinária de algum país. Esse ano as instituições são a AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa), com a culinária australiana; a ABCL (Associação Brasileira de Cultura Leta), com a culinária tradicional leta; a APAE, com os pratos da Itália; a Comunidade Geriátrica de Nova Odessa, com os pratos típicos de nosso país, o Brasil; o Lions Clube Nova Odessa, com a comida dos Estados Unidos; o SOS, que apresentará a comida mexicana e o Clube Rotary Nova Odessa, com a culinária tipicamente alemã.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.