Foto: Prefeitura de Nova Odessa

Acontecerá neste sábado (11) em Nova Odessa a 4ª edição da Campanha “Doe Sangue, Salve Vidas” do ano. A coleta será das 8h às 12h nas dependências da ETEC (Escola Técnica Estadual) da Avenida São Gonçalo, no Jardim Alvorada.

A campanha acontece a cada três meses em média e é promovida pelo Lions Clube, em parceria com o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a Prefeitura de Nova Odessa, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, com apoio da Polícia Militar e da Ação Social Família Silva.

As coletas periódicas têm como objetivo repor os baixos estoques de sangue do Hemocentro, que cede bolsas para os pacientes do próprio município e de dezenas de outras cidades da região. Desde o ano passado, as campanhas de arrecadação em prol do Hemocentro têm importância ainda maior, porque a pandemia de Covid-19 reduziu os estoques dos hemocentros brasileiros em geral em até 50%.

O atendimento segue o protocolo sanitário em função da pandemia de Covid-19. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3476-8194 ou 3466-1350.

Requisitos

Para se tornar um doador de sangue, é necessário ter entre 18 e 69 anos – mas são aceitos candidatos a partir dos 16 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal. O doador deve pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos seis horas. Não é necessário estar em jejum. É importante que o doador esteja em boas condições de saúde.

Os doadores ganham um exame completo de sangue, que é enviado posteriormente através de uma carta. São realizados os seguintes exames de triagem no sangue doado: Aids, Sífilis, Hepatite, Chagas, formas raras de hemoglobina, grupos sanguíneos e fator RH.

As pessoas não podem ter sintomas gripais e respiratórios ou febre. Serão dispensados os doadores que estiveram em viagem internacional nos últimos 30 dias. Pede-se para não levar acompanhantes, somente se for extremamente necessário.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.