Foto: Prefeitura de Nova Odessa

Reunidos na última segunda-feira (17) em Campinas para a 229ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), os prefeitos da região decidiram, de comum acordo, cancelar todas as festas de Carnaval de 2022. A decisão regional inclui tanto aquelas manifestações culturais e de lazer previstas para espaços e vias públicas (que já haviam sido suspensas pelos prefeitos no final do ano passado), quanto aquelas que aconteceriam em espaços privados, como clubes, bares e ginásios.

O motivo são os atuais surtos de gripe comum (causado pela variante Darwin do vírus Influenza A H3N2) e da Covid-19 (causado pela variante Ômicron), que lotam pronto-socorros em toda a região e que já começam a pressionar os percentuais de ocupação de leitos para pacientes respiratórios em algumas cidades.

A reunião no Hotel Meliá foi conduzida pelo presidente do Conselho da RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, e pelo diretor-executivo da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Odair Dias. Também será estudada a emissão de um atestado sanitário online padronizado pelas 20 cidades a pacientes com sintomas gripais.

DEFESA CIVIL

Também foi aprovado por unanimidade, pelos prefeitos, o projeto do COE (Centro de Operações em Emergências) da Defesa Civil regional. A iniciativa prevê a criação de 20 salas de coordenação para discussão de políticas públicas voltadas para e redução de riscos de desastres e apoio a situações de crises instaladas nos municípios.

O projeto foi apresentado pelo diretor da Defesa Civil de Campinas e coordenador da Câmara Temática sobre o tema na RMC, Sidnei Furtado, e por Maurício Barone, diretor da Defesa Civil de Vinhedo.

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.