Foto: Prefeitura de Nova Odessa

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio do Setor de Trânsito e em parceria com o Detran.SP, começou na última terça-feira (15) o processo de modernização e revitalização dos semáforos da Avenida Ampélio Gazzetta. O programa visa a adoção do sistema “onda verde” em toda a via, que além de sincronizar os equipamentos, vai diminuir o tempo de espera e melhorar a mobilidade urbana.

Graças ao convênio, no âmbito do Programa Respeito à Vida, a Prefeitura investe R$ 742,6 mil na obra, incluindo os R$ 661,4 mil repassados pelo órgão estadual. O trabalho dos técnicos da empresa contratada por licitação começou com a troca das placas dos semáforos do cruzamento entre a Avenida e a Rua Fioravante Martins, altura do Green Village.

O serviço também prevê a “repaginação” da ciclovia que percorre todo o canteiro central da avenida, com uma pintura nova e correções de pontos com problemas estruturais, e a instalação de um conjunto semafórico em frente ao Instituto de Zootecnia.

A “onda verde” é um sistema em que todos os semáforos de uma via abrem de forma sequencial, facilitando a passagem dos carros que respeitam a velocidade máxima indicada. Dessa forma, os semáforos ficarão “verdes” em sequência e no tempo exato para que os veículos passem simultaneamente tendo de parar no “vermelho” apenas uma vez.

Os novos semáforos também contarão com tecnologia de ponta, permitindo a alteração de horário e tempo das luzes do farol através de um aplicativo seguro operado exclusivamente pela autoridade de Trânsito, facilitando não só a mobilidade da população, como também a melhora da qualidade do trabalho realizado pelo departamento. O objetivo é diminuir o tempo de espera dos carros no local, ou seja, eles ficarão menos tempo em cada semáforo, melhorando dessa forma a mobilidade urbana da área, que fica muito movimentada em horário de pico.

Gostou? Fique sempre informado(a)! Siga nossas redes sociais https://linktr.ee/patrulheiroevangelista

(📸 Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa)

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.