A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria de Esportes, e esportistas voluntários da cidade estão finalizando uma nova pista (ou circuito) de mountain bike cross country no interior do Bosque Manoel Jorge, situado no Jardim Santa Rosa. A previsão dos envolvidos é inaugurar o local em breve.

O “Bike Park”, como está sendo carinhosamente apelidado, comprova que a modalidade vem crescendo muito em Nova Odessa. A pista poderá ser utilizada por todos os níveis de praticantes e conta com aproximadamente 2 quilômetros de extensão, alguns trechos com mata fechada, caminhos estreitos, descidas técnicas e obstáculos naturais.

Pista está em processo de finalização — Foto: Divulgação/PMNO

O local é bem atrativo pela arborização onde o participante terá contato direto com a natureza. Além do circuito adulto, há também o “Mountain Bike Kids”, um circuito curto e com baixo nível de dificuldade, ideal para crianças que estão iniciando no esporte. A iniciativa conta com o apoio do triatleta William Barbosa, da Triaction Team, que é professor de Educação Física e treinador.

Barbosa já disputou várias provas internacionais, entre elas o Mundial de Triathlon Olímpico na Alemanha, em 2007, e dois nos Estados Unidos – o Mundial de Triathlon 70.3 em Las Vegas em 2013 e o Mundial de Triathlon Xterra no Havaí em 2016.

Ele destaca a importância do circuito para quem gosta de pedalar e os benefícios para quem prática. “Pedalo há mais de 20 anos, e andar de bicicleta é um dos exercícios físicos mais completos que existem, já que melhora a saúde e o condicionamento físico, é um exercício de baixo impacto que serve para todas as idades, alivia o estresse, além de emagrecer e fortalecer a musculatura. Agradeço à Prefeitura, porque esse circuito será uma excelente oportunidade para os amantes do mountain bike”, comentou.

REGRAS

Para praticar mountain bike no “Bike Park” do Bosque Manoel Jorge, será necessário seguir algumas regras, entre elas usar os equipamentos de segurança necessários e, no caso de se tratar de menor de idade, o mesmo deverá estar acompanhado de responsáveis durante a utilização das trilhas. A proposta de regulamento inclui ainda:

1. É proibido transitar na pista de caminhada pedalando, favor entrar nas dependências do Bosque empurrando a bicicleta;
2. É obrigatório a utilização de itens de segurança, como capacete, luva e óculos;
3. É proibido permanecer parado nas trilhas;
4. Menores de idade deverão estar acompanhados de responsáveis durante a utilização das trilhas;
5. Se não possui experiência, evite utilizar a pista sozinho, pois há risco de acidentes;
6. Manter o local limpo e organizado, é proibido jogar restos de alimento ou embalagens;
7. É proibido transitar nas trilhas com veículos motorizados;
8. É proibido caminhar na trilha destinadas aos ciclistas;
9. Não realizar alterações ou manutenções na pista sem autorização da Secretaria de Esportes;
10. Sempre seguir o trajeto e sentido demarcado das trilhas;
11. É proibido transitar na trilha com animais.

Fique sempre informado(a)! Receba as principais notícias de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e região também nas redes sociais. Acesse:

Patrulheiro Evangelista

By Joshua Evangelista

Comunicólogo, jornalista e cofundador do site desde outubro de 2019.